HKD10

Mestre Alberto ou Formiga, como é conhecido, em 1979 teve o primeiro contato com as artes marcias, no Clube de Artes Marciais Coreanas do Prof. Jung Duck Lim em Salvador/BA. Em 1985 alcançou a faixa preta,  passando a ministrar aulas neste clube sob supervisão do Mestre Lim e do Prof. Ricardo Nery, este último que teve e continua tendo influência direta na formação marcial de Alberto Santana. Em 1988 o prof. Alberto Santana foi aprovado em exame de faixa para o 2º Dan pelo Mestre Jung Duck Lim.

Em 1992, conheceu em São Paulo o estilo de Hapkido Bupmugwan com o Mestre Kim You Sik, continuando a busca pelo conhecimento das artes marciais internas e externas. Treinou karatê Shotokan com o Prof. Marcelo do Carmo, participando de um campeonato de Karatê em São Paulo do estilo Gojuryu modalidade Kumitê, pela Associação Asdeka/BA. Em 1999 conheceu o Prof. Luís Miele, do Instituto Brasileiro de Hapkido onde foi bem recebido e por consequência trouxe o professor para fazer realizar seminários de Hapkido e Hankido em Salvador, seminários estes organizados pelo Prof. Ricardo Monteiro. Foi a partir do contato com o Prof. Miele que o prof. Alberto Santana passou a aprofundar o entendimento das artes internas coreanas e chinesas e das técnicas terapêuticas orientais como: Tuiná, Kung Fu e Qi Gong com o Prof. Gutembergue do Livramento por mais de dez anos. Participou de cursos de estilos marciais internos chineses em Petrópolis/RJ, com o mestre Chen Xiao Wang. Participou de vários seminários de Aikido com diversos professores, dentre eles o Prof. Sensei Carlos Alberto.

Em 1996, o Prof. Alberto Santana fundou a Associação Gamom de Hapkido e atualmente continua ministrando aulas de Hapkido  e dedica também o seu tempo a sua mais nova profissão, a fisioterapia,  graduado pela Faculdade IBIS e pós-graduado em Traumato ortopedia pela Gama Filho.

Campeão brasileiro de Luta e bicampeão brasileiro de defesa pessoal com armas, são alguns títulos conquistados por ele que merecem destaque. “Alberto desenvolveu um estilo leve, solto, sereno, audacioso e eficaz de lutar jamais visto antes” – palavras de Mestre Lin. Chamava a atenção por ser franzino e conseguir se tornar tão forte e eficiente em seus movimentos. Atualmente, Mestre Alberto é Fisioterapeuta e estudante da medicina e arte marcial chinesa, e  supervisiona seus faixas pretas, que dão seguimento ao seu trabalho.